10 junho 2013

Saúde dos cães também requer cuidados especiais no inverno

Assim como nos humanos, a chegada dos meses mais frios do ano aumentam o risco dos cães contraírem doenças respiratórias virais e bacterianas como a gripe canina e a cinomose.


Em junho tem início o inverno brasileiro e, com as temperaturas mais baixas, é hora de cuidar da saúde da família toda, inclusive dos animais de estimação. Nessa época, os pets ficam mais suscetíveis a algumas doenças que, com os cuidados certos, não representam riscos para a família. Entre as patologias mais comuns na estação temos a tosse dos canis, também conhecida por gripe canina, e a cinomose, que em 90% dos casos leva o cão a morte.
Segundo o Médico Veterinário e Gerente Técnico da MSD Saúde Animal, Andrei Nascimento, prevenir essas doenças por meio da vacinação é a melhor forma de evitar que o inverno seja um período conturbado para os pets. “Nos meses mais frios do ano aumentam a incidência dessas doenças, que são graves e altamente contagiosas. Por isso, o ideal é vacinar os pets anualmente”, explica Nascimento.
Cinomose
Transmitida pelo ar, quando os cães inalam o vírus propagado por outros cães infectados. Andrei Nascimento explica que a doença infecta pet de todas as idades, mas a incidência é maior nos filhotes, que possuem baixa imunidade e ainda não foram vacinados de forma adequada. “90% dos animais que contraem a doença morrem”, alerta.
A recomendação do Médico Veterinário é vacinar os filhotes e revacinar os cães adultos anualmente. As vacinas Nobivac® Puppy DP e Nobivac® Canine, da MSD Saúde Animal, conferem altos níveis de proteção, além de permitir que Médicos Veterinários optem pelo protocolo mais conveniente para cada animal.
Gripe Canina
Assim como a gripe humana, a gripe canina é altamente contagiosa e pode ser transmitida por contato direto com cães infectados, secreções respiratórias e por contato com objetos contaminados, como brinquedos e vasilhames dos pets. “Quando uma pessoa tem mais de um cão e um deles contrai a gripe, todos os outros acabam ficando doentes, como se fosse uma gripe humana”, detalha Andrei Nascimento. O Médico Veterinário alerta ainda para a semelhança dos sintomas em animais e humanos. “Tosse seca, secreção nasal, falta de apetite e febre são alguns dos sinais de que o cão está com gripe”, diz.
Para evitar que o pet seja infectado, Nascimento recomenda a vacinação que, atualmente, pode ser realizada de forma conveniente, por via intranasal, a partir da 3ª semana de vida do filhote. Outras dicas importantes para manter seu animal saudável no inverno são: providenciar um local protegido do vento para o seu animal de estimação dormir; colocar roupas nos animais; evitar os choques de temperatura e evitar passeios nos horários mais frios.
Na linha de vacinas contra a gripe canina, a Nobivac® KC, da MSD Saúde Animal, se destaca por ser uma vacina de uso intranasal que confere proteção contra os principais agentes causadores da doença. “As vacinas intranasais não só protegem contra a infecção como reduzem a eliminação dos agentes infecciosos no ambiente. Além disso, a vacina intranasal também pode ser utilizada como alternativa prática (72 horas) antes da exposição ao risco de se infectar”, explica Nascimento.

Sobre a MSD Saúde Animal
Hoje a Merck (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá) é a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A MSD Animal Health, conhecida no Brasil como MSD Saúde Animal e nos Estados Unidos e Canadá como Merck Animal Health, é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck.  A MSD Saúde Animal oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.  A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna.  A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.  Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br
Fan page no Facebook: www.facebook.com/msdsaudeanimal
Twitter: www.twitter.com/msdsaudeanimal