5 junho 2014

Roda de leitura com cães gratuita ocorrerá na Livraria da Vila

Os animais trazem vários benefícios às crianças e tornam o ato de ler muito mais prazeroso
 
São Paulo, 05 de junho de 2014 - Muitos não sabem, mas os cães podem ser excelentes companheiros literários. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem alguns programas que incentivam essa atividade e os resultados são bem positivos. Para disseminar esse conceito e incentivar a criação de futuros leitores no Brasil, a TAC+ - associação pioneira na área de Intervenções Assistidas por Animais – e a MSD Saúde Animal – que trabalha a ciência para animais mais saudáveis - realizam uma roda de leitura com cães, em parceria com a Livraria da Vila. O evento ocorre no dia 07 de junho, na loja da Avenida Lorena, em São Paulo.
 
Segundo pesquisas, só o convívio com os cães já traz uma série de benefícios. O contato com o animal libera B-endorfina, oxitocina, prolactina, dopamina, entre ouros, e diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse), produzindo um efeito tranquilizador e relaxante. Como se não bastasse, numa sessão de leitura tudo isso ganha ainda mais destaque e surgem também outras vantagens.
 
A interação com esses animais cria um vínculo afetivo que torna a leitura bem mais prazerosa. Eles são ótimos ouvintes, participam das histórias e também ganham a confiança da criança, já que não têm capacidade de julgar e os leitores se sentem livres para errar, sem sofrer preconceitos. Além disso, o contato com os cães facilita a aprendizagem, a comunicação e estimula as habilidades sociais.
 
Dessa maneira, a Roda de Leitura TAC+ se torna o espaço ideal para compartilhar o prazer de ler e se relacionar de forma lúdica, ampliando e concretizando a leitura como um hábito evisa contribuir para uma mudança na realidade do Brasil, onde o desempenho dos estudantes em leitura atinge níveis preocupantes. E sendo essa habilidade essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento, é necessário fazer algo para reverter essa situação.
 
A iniciativa tem o patrocínio do Activyl™, antipulgas da MSD Saúde Animal que facilita esse convívio da criança com o pet, uma vez que não é tóxico e permite essa interação segura entre família e animais de estimação, facilitando momentos de lazer como o da leitura.
 
No evento, serão realizadas duas sessões com grupos de até 10 crianças presentes na livraria. Para esses participantes, será uma experiência única e inesquecível que deve impactar seus hábitos de leitura e aumentar o interesse pela atividade. Já os pais, professores e outras pessoas que acompanharem a Roda de Leitura TAC+ entenderão melhor como funciona esse método inovador que pode trazer excelentes resultados para a educação do país.
 
Serviço:
Local – Livraria da Vila – Loja Lorena – Endereço: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista)
Data e horários: 07 de junho, às 16 horas e às 17 horas
Inscrições – Gratuitas, no local – 20 vagas

Mais sobre a TAC+:
A TAC+ é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua com projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação, cultura e inclusão social. Pioneira na área de Intervenções Assistidas por Animais, utilizam os cães e cavalos como facilitadores e mediadores das atividades, atuando como parte integrante do processo de tratamento.
Com sede localizada em Cotia (SP), lá oferecem atendimentos de Hippoterapia (método realizado com auxílio de um cavalo) e Psicoterapia Assistidas por Cães. Além disso, também atuam externamente com o Programa de Intervenções Assistidas por Cães, realizado em parceria com instituições como o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Nesses locais, são implantados projetos em diferentes áreas como psicoterapia, ludoterapia e educação assistida por cães, sendo mais de 500 beneficiados, entre eles crianças autistas, idosos internados na enfermaria psiquiátrica e pessoas com câncer.
 
Mais sobre Activyl
Indicado para cães e gatos, Activyl™ é o novo antipulgas da MSD Saúde Animal, que conta com a tecnologia da bioativação, agindo somente no interior da pulga. Inédito no Brasil, esse sistema traz o que há de mais inovador e eficaz no controle do parasita.
Activyl™ promove ação altamente seletiva contra as pulgas adultas e age também em todos os seus estágios de vida. O produto tem dosagem única mensal, não possui cheiro e possui ainda fácil aplicação, com eficácia mesmo após o banho. É indicado para filhotes a partir de 8 semanas de vida, sendo, inclusive, utilizado como parte estratégica do controle e tratamento da Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP).
 
 
Sobre a MSD Saúde Animal
Hoje a Merck (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá) é a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A MSD Animal Health, conhecida no Brasil como MSD Saúde Animal e nos Estados Unidos e Canadá como Merck Animal Health, é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck.  A MSD Saúde Animal oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.  A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna.  A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.  Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br
Fan page no Facebook: www.facebook.com/msdsaudeanimal
Twitter: www.twitter.com/msdsaudeanimal