18 julho 2016

Mapa lança manual anti-fraude no pescado


Em meio a uma série de indefinições no Ministério da Agricultura, incluindo a nomeação no Diário Oficial de Samy Pinheiro - que já dá expediente como secretário de Aquicultura e Pesca - passou despercebida a publicação de uma espécie de manual anti-fraude que o Mapa apresentou recentemente.

O “Manual de Inspeção para Identificação de Espécies de Peixes e Valores Indicativos de Substituições em Produtos da Pesca e Aquicultura” foi elaborado para servir como uma referência didática e ilustrada na comparação entre as diferentes espécies de peixes comerciais, “bem como a sua identificação durante os trabalhos de inspeção de produtos da pesca e aquicultura”, diz o documento.

A principal novidade do manual é a aplicação de uma nova metodologia baseada na musculatura segmentada dos peixes, responsável pelo seu deslocamento debaixo d’água para identificar substituição de espécies. “O resultado desta observação é surpreendente e pode identificar erros na nomenclatura das espécies de peixes durante a comercialização e ainda revelar substituições de espécies nas diferentes formas de apresentação, tais como filés e postas”, diz o texto.

Segundo o Mapa, o objetivo é auxiliar as instituições de fiscalização do governo e todos os demais integrantes da cadeia produtiva do pescado envolvidos na comercialização de peixes no intuito de prevenir substituições de espécies e perdas econômicas, com vistas à defesa do direito do consumidor brasileiro. A novidade se encaixa em uma nova fase de aumento de rigor nas fiscalizações do Ministério da Agricultura quanto à fraude no pescado.

Segundo o diretor de Aquicultura da MSD Saúde Animal, Gubio Almeida, o material é de estrema importância para o setor de aquicultura. “A organização do catálogo das espécies comerciais de pescado permite análise comparativa entre as espécies, identificação visual para os trabalhos de inspeção e processo de compras, evitando substituições de espécies nas diferentes formas de apresentação, tais como filés e postas. Esse último beneficiando, inclusive, o consumidor final”.

Baixe aqui o manual completo.