13 julho 2015

Bovinos

Novo Programa de Manejo melhora produtividade em fazendas

MSD Saúde Animal apresenta ferramenta que aumenta o bem-estar dos animais e a eficiência do manejo na fazenda
 
Com base sólida em gestão de conhecimento, a MSD Saúde Animal se dedica a criar soluções completas para aumentar a produtividade nas fazendas, oferecendo plataformas aliadas à pesquisa e tecnologia, atendendo às necessidades do rebanho brasileiro.
Sendo assim, a pecuária passa a contar com um programa moderno e inovador que tem como objetivo aprimorar o manejo do gado, conduzindo os animais através de uma técnica única que avalia o instinto e comportamento dos animais melhorando o ambiente de trabalho da fazenda, o bem-estar e saúde geral do rebanho – o Creating Connections.
Denis Antonio, gerente de produtos da MSD Saúde Animal, afirma que o Creating Connections tem o propósito de compartilhar conhecimentos, desenvolver uma compreensão mais profunda e desenvolver o manejo pecuário. “Consolidar uma relação de confiança mútua entre pecuaristas pessoas e o animal é o que esperamos ao apresentar o programa.”, exalta Antonio.

Creating Connections
Hoje os pecuaristas percebem que a qualificação da relação entre o gado e o homem do campo acarreta importante retorno financeiro. Alcançar o manejo racional depende, muitas vezes, de técnicas simples que promovem o bem estar do animal, ao mesmo tempo, valoriza a presença do profissional que lida com o gado. E para aperfeiçoar o laço entre o homem do campo e o gado, a MSD Saúde Animal, apresenta o Programa
Creating Connections.
“Criando Conexões” é um programa desenvolvido nos Estados Unidos pelo médico veterinário Tom Neffsinger e pelo brasileiro Paulo Loureiro, membro da equipe global da divisão de Ruminantes da Merck Animal Health. Ambos mostram uma nova forma de manejar o gado, apenas com a linguagem corporal, criando uma base de confiança sem uso de objetos que possam causar qualquer desconforto ou irritação.
“A técnica permite que o profissional estabeleça contato com o gado e o transfira para onde tiver necessidade. Seja de um pasto para o outro, quando chega de outra fazenda ou até mesmo para a aplicação de medicamentos”, explica o gerente. Ele afirma que o programa tem um efeito direto e positivo no comportamento e bem estar dos animais, já que o profissional ‘não tem nada nas mãos’ e apenas mostra aos animais o que eles precisam fazer.
Estudos comprovam que quanto menos estresse os animais sofrerem dentro dos confinamentos e também no manejo do pasto para o curral de manejo, mais fácil será examiná-los e identificar doenças, e tratar. "Quando os animais sentem-se confortáveis com as pessoas que os manejam, a taxa de estresse cai, sua imunidade aumenta, as taxas de fertilidade sobem e o animal tem melhor desempenho", determina.
Antonio acredita que, com a implantação do Creating Connections nas fazendas parceiras, terão maior lucratividade, desenvolvimento dos animais e melhor rendimento, promovendo animais mais saudáveis e uma parceria constante entre a companhia e os pecuaristas.


Site
A beleza do Programa Creating Connections é ver a sutilidade na conexão criada entre o profissional e os animais. Para isso a MSD Saúde Animal, lança o site http://www.creatingconnections.info/pt/home/index .
No site os médicos veterinários, produtores e demais profissionais da pecuária têm acesso às informações detalhadas e vídeos dos diversos módulos de treinamentos como manejo (aclimatação), manejo em equino, manejo em ação, entre outros. Também serão disponibilizados módulos educacionais onde os interessados possam levar aos seus rebanhos técnicas comprovadas de manejo gentil que ajudarão a melhorar o bem-estar e a saúde dos animais.