29 junho 2015

Cães

Cães devem ser vacinados contra gripe no inverno

Assim como acontece com os humanos, a gripe é altamente contagiosa para os cães. A vacinação preventiva é a melhor alternativa para evitar desconforto e complicações para os pets

Com a chegada do inverno, as temperaturas começam a cair e os dias ficam cada vez mais gelados. É hora de dar atenção especial à saúde dos pets, já que a estação mais fria do ano traz as infecções respiratórias. E assim como acontece com os humanos, a chegada dos dias frios deixa os cães mais vulneráveis a estas doenças. Entre as infecções mais comuns que atingem os pets está a tosse dos canis, também conhecida como gripe canina.
 
A gripe canina é altamente contagiosa e pode ser transmitida por contato direto com animais infectados, com secreções respiratórias e por contato com objetos contaminados, como brinquedos e vasilhas. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana: tosse seca, secreção nasal, falta de apetite e febre são sinais de que o animal pode estar gripado.
 
Para evitar que os pets sejam acometidos pela gripe canina e o inverno seja um período conturbado para os animais, a vacinação preventiva é a melhor alternativa. O Gerente Técnico da Linha de Animais de Companhia da MSD Saúde Animal, Andrei Nascimento, alerta: “Estas infecções respiratórias, tão comuns nesta época do ano, são altamente contagiosas e, frequentemente, podem evoluir para processos respiratórios mais graves. Quando uma pessoa tem mais de um cão e um deles contrai gripe, por exemplo, todos os outros acabam ficando doentes, como acontece nos casos de gripe humana. Por isso, o ideal é vacinar os animais anualmente”.
 
Na linha de vacinas contra a gripe canina, a companhia disponibiliza em seu portfólio a Nobivac® KC, uma vacina de aplicação intranasal, indolor e que traz facilidade para o médico veterinário, afinal, são apenas 0,4ml em uma única narina, proporcionando o máximo em eficácia e conveniência. Sua aplicação oferece ao pet proteção contra a gripe canina durante um ano.
 
A vacina de uso intranasal é recomendada por especialistas em todo o mundo. “Ela não só protege contra a infecção, como reduz a eliminação dos agentes infecciosos no ambiente. Além disso, também pode ser utilizada como alternativa prática antes da exposição do animal ao risco de se infectar, já que sua proteção se inicia após 72 horas da aplicação”, explica Andrei Nascimento.
 
A Nobivac® KC é altamente segura e é a única vacina indicada para filhotes a partir de três semanas de idade.
 
Além da vacinação preventiva, outras orientações importantes para manter os pets saudáveis durante todo o inverno são: providenciar um local protegido do vento para o animal de estimação dormir, evitar os choques de temperatura e os passeios nos horários mais frios e ter cuidado com a frequência de banhos.