18 setembro 2015

Suínos

MSD Saúde Animal lança Zuprevo® 4% para suínos

Antibiótico chega ao mercado para auxílio no controle de importantes agentes causadores de doenças respiratórias dos suínos

A MSD Saúde Animal lança o Zuprevo® 4%, um antibiótico injetável para suínos à base de Tildipirosina, o primeiro macrolideo com estrutura tribásica para auxiliar no controle das doenças respiratórias dos suínos. Zuprevo® 4% oferece tratamento contra os patógenos: Actinobacillus pleuropneumoniae, Pasteurella multocida, Bordetella bronchiseptica e Haemophilus parasuis, todos sensíveis à Tildipirosina.
A Tildipirosina é composta por três aminas e um anel de 16 átomos de carbono, tornando-a uma molécula grande e dificultando o mecanismo de resistência bacteriana. Ela age inibindo a síntese de proteínas do ribossomo bacteriano e une-se ao ácido ribonucleico no sitio 23S, na subunidade ribossômica 50S.

Robson Gomes, Gerente de Produtos da MSD Saúde Animal, afirma que o tempo é essencial quando trata-se das doenças respiratórias dos suínos. “As doenças respiratórias provocam sofrimento ao animal e geram prejuízos, tornando-se uma questão importante em saúde e bem-estar animal. Portanto, o tratamento e a prevenção são fundamentais para proteger o rebanho e garantir a produção de suínos saudáveis”, afirma.
Gomes explica que Zuprevo® 4% concentra-se no pulmão, permanecendo ativo por 17 dias. O produto é eliminado pela urina, apresentando um curto período de carência para abate: “Apenas nove dias, o que significa que o medicamento pode ser usado com segurança em fase final de terminação”.

O uso de Zuprevo® 4% é intramuscular, administrado na dose de 4mg de Tildipirosina/kg de peso corporal (equivalente a 1ml/10kg de peso corporal) em dose única.